Primeiramente: o que é uma Loja Virtual?

Loja Virtual: por que ter uma?
Loja Virtual: por que ter uma?

Uma Loja Virtual é um serviço oferecido via website, página de rede social ou aplicativo que permite ao consumidor escolher os produtos que deseja através de um carrinho de compras online, e através dele faça o pagamento, tudo 100% online. Esse pagamento na Loja Virtual pode ser realizado por uma ferramenta da própria empresa ou, o mais comum, por meio de um serviço de terceiros especializados, como o PagSeguro, Paypal e o Mercado Pago.

Transparência conta muito no processo de venda até o seu cliente final

É muito importante destacar que uma Loja Virtual deve sempre apresentar as características e descrições do produto ou serviço oferecido, uma vez que o mesmo não tem a possibilidade de testá-lo em mãos. Para isto, trazer um bom canal de comunicação com os vendedores (como um chat ou atendimento via WhatsApp) é um ótimo caminho para iniciar, pois os clientes sentem-se mais confortáveis em tirar dúvidas, em questões relacionadas a garantia, e em relação a transparência da Loja Virtual.

Por que ter uma Loja Virtual?

Vamos elencar as principais vantagens em ter uma Loja Virtual de sucesso:

Custos:
Custos operacionais de uma Loja Virtual são reduzidos

A venda de produtos ou serviços online permite a redução de custos. Um negócio físico traz a necessidade de ter uma boa localização, acesso e etc. Essas características podem, em certos casos, tornar os custos muito pesados. Um negócio localizado numa região isolada e sem visibilidade pode não conseguir a quantidade de clientes necessários  ou a tempo suficiente. Um lugar muito movimentado tende a ser muito disputado e por consequência seu preço tende a subir. Centros comerciais disputados  muitas vezes apresentam despesas tão elevadas que não é incomum ouvir que fecharam ou mudaram de lugar por não conseguir arcar com os gastos por mais que vivessem lotados de clientes.

Lojas Virtuais permitem automatização e simplificação de certos recursos relacionados a pagamentos e publicidade. Também é possível vender o produto diretamente ao cliente, garantindo assim um preço mais competitivo. A venda direta para o cliente com o alcance maior da internet necessita de uma estrutura física menos complexa, permitindo assim mais economia.

Alcance:

Por se tratar de um E-commerce, é possível alcançar um número muito maior de pessoas (na sua cidade, estado, país ou até mesmo o mundo).

As próprias Redes Sociais e buscadores de internet (como o Google) têm algoritmos para indicar produtos e serviços de acordo com o perfil do usuário. Além disso, a tendência da maioria das pessoas já é pesquisar automaticamente pelo o que elas querem diretamente na internet. Se o seu negócio ficar de fora então você já está perdendo milhões de consumidores. Segundo o webshoppers, em 2018, 58 milhões de pessoas no Brasil fizeram ao menos uma compra na internet. Ou seja, cerca de ¼ da população brasileira.

O público é diferente:
A geração millenials é a que mais acessa Lojas Virtuais e E-commerces
A geração millenials consome muito mais na internet do que as gerações anteriores.

O grupo de pessoas que realiza sua compra online em uma Loja Virtual é diferente daquele que ainda opta por comprar exclusivamente em lojas físicas. 79% dos usuários onlines estão entre 18 e 35 anos. ou seja, um grupo bastante jovem de pessoas mais acostumadas a utilizar novas tecnologias e redes sociais. 

Quem compra em lojas físicas visa ter o produto imediatamente. Quem compra em uma Loja Virtual busca menor preço e versatilidade. há aqueles produtos que já desapareceram das prateleiras do comércio local e só são encontrados online. A tendência é de crescimento para o futuro.

Hábitos:

Cerca de 74% dos consumidores preferem comprar online. A resistência ao ambiente virtual ainda se deve ao medo do compartilhamento de informações de dados de pagamento ou na qualidade do produto que não pode ser testado pessoalmente. Entretanto, essa realidade tem mudado bruscamente. Com a chegada do covid-19 e o consequente isolamento social, essa parcela de consumidores mais velhos e resistentes está buscando mais serviços de compras online. O hábito de consumo via internet chegou para ficar e a tendência é de que o consumo dobre em 2021. Aqueles que ainda vêem problemas na hora de realizar uma compra online estão mudando suas rotinas, e o público que já consome produtos e serviços online aumentará ainda mais.

Concorrência:

O mercado de E-commerce tem aumentado não apenas em lucros e consumo.  O número de Lojas Virtuais tem crescido mais e mais, chegando  a um aumento de 37% entre 2018 e 2019 e totalizando cerca de 1 milhão de comércios eletrônicos só no Brasil. Com o crescimento constante e a mudança de hábitos do consumidor, não existe motivo para não investir imediatamente nesse mercado. Lembrando que um E-Commerce não impede o comércio físico. Muitos negócios contam com ambos, visando certamente o aumento de sua receita.


Faça uma Loja Virtual ou E-commerce com quem sabe!

Fazer uma Loja Virtual com quem sabe é o primeiro passo para entrar nesse oceano azul chamado Internet. Nós, da Azimute Startup, somos especialistas na criação e gerenciamento de Lojas Virtuais ou E-commerces! Temos soluções que adaptam-se 100% aos nossos clientes.

Faça sua Loja Virtual ou E-commerce com a Azimute Startup

Que tal começar hoje mesmo a dar um grande passo para o futuro do seu negócio? Fale conosco!