As redes sociais mudaram a rotina e o comportamento de pessoas e empresas para sempre. Para se ter uma ideia, segundo pesquisas de 2019, o brasileiro passa em média 3 horas e 31 minutos nas redes, sendo o segundo país em tempo dedicado por seus usuários. Entretanto, estes números são apenas de antes da pandemia.

Certamente, como é lá que as pessoas interagem, compartilham ideias e se relacionam de uma forma geral, não demorou para que as empresas migrassem para este território e criassem estratégias específicas para se aproximarem do seu público. E isso vem ocorrendo mais intensamente na última década, cada vez mais com novos recursos de interação.

Surgimento e futuro

Com certeza, as redes sociais surgiram a partir de novas tecnologias e da popularização da internet e também é um fenômeno criado a partir do que chamamos de transformação digital.

Cada vez mais as empresas estão transformando os seus processos para serem mais ágeis e lucrativas. Logo, é um caminho sem volta usar as tecnologias e meios digitais para serem mais competitivas, e as redes sociais não podem ficar de fora.

Importância das redes sociais

Não basta apenas criar um perfil na sua rede social preferida para a sua empresa. Deste modo, é preciso compreender que estes ambientes são uma grande comunidade e estratégias de marketing massivas – tais como ocorrem na televisão e na mídia impressa, por exemplo – não funcionam neste ambiente.

Todavia, é preciso que a linguagem e a personificação da marca sejam muito bem alinhadas para que se aproxime do usuário destas mídias sociais tal como alguém do seu convívio, para que este interaja com ela.

Melhor custo-benefício

Outra vantagem que as redes sociais oferecem às empresas é que se trata de um tipo de marketing muito mais eficaz que os meios tradicionais e muito mais em conta, com resultados mais rápidos e muitas vezes acima das expectativas.

Assim, as redes sociais viraram cartões de visita virtuais e também meios de vendas de produtos e serviços on-line de grande importância e efetividade.

Redes sociais: Afinal, como criar estratégias?

Em suma, há algumas estratégias básicas para a sua empresa começar a trabalhar com as redes sociais e ter sucesso. A primeira delas é ter um planejamento estratégico, que inclui cada ação, objetivo, tipos de redes e ferramentas, assim como métricas e orçamento definido.

No mais, contratar especialistas em redes sociais é outro grande diferencial, pois não se trata de um trabalho qualquer. Além de um conteúdo adequado e bem desenvolvido, é preciso mensurar cada ação e interagir de forma adequada com os usuários. O foco é justamente construir relacionamento.

redes sociais

Além disso, é preciso entender e desenvolver estratégias de vendas, engajamento, reconhecimento, interação. Isso irá expandir a sua marca digitalmente. E o passo seguinte é a fidelização. Isso ocorre a partir do momento que sua marca cria um relacionamento que vai além do consumo.

Ferramentas das redes sociais

Isso permitirá criar perfis de clientes ainda mais ricos e assertivos, que possam ser utilizados inclusive em outras estratégias, como é o caso do desenvolvimento de produto, por exemplo.

As mídias sociais oferecem ainda muitas ferramentas para desenvolver o seu negócio nestas plataformas, cada uma com suas funções específicas. Em suma, são recursos como integração com e-commerce, agregadores de links (que permitem o usuário ir para o seu site, blog e outros links do seu negócio), integração com aplicativos da sua empresa e muito mais. Há muitas possibilidades que o seu negócio pode explorar para ser mais lucrativos nas redes sociais.

Redes Sociais X Aplicativos

Integrar as redes sociais ao aplicativo da sua empresa é outro grande diferencial. Isso porque se torna ainda mais possível atingir um grande público em potencial, otimizar as ações via aplicativo, expandir a marca, garantir maiores taxas de conversão, tornar o aplicativo mais visível, e muito mais.

Para tal, você pode supor ações como login de acesso do aplicativo pela rede social, adicionar botões / widgets de download às páginas do seu site, divulgar produtos nas redes sociais com compra direta pelo aplicativo, integrar a voz da marca em todos os recursos, etc.

Transformação digital e redes sociais

Assim, pode-se dizer que a transformação digital da sua empresa irá utilizar diferentes recursos e soluções digitais, inclusive os aplicativos e redes sociais podem ser a porta de entrada neste universo.

Desta forma, a palavra-chave é integração: integrar diferentes recursos com a mesma linguagem de marca para facilitar a experiência do usuário e das comunidades virtuais (como são as redes sociais) com o objetivo de otimizar o relacionamento com o consumidor, obter maior alcance da marca e maior lucratividade.

Veja também: Segurança e Privacidade nos Meios Digitais

Então, gostou das dicas da Azimute? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais. Siga a Azimute Startup no Instagram! @azimutestartup