Não se preocupe! API não é mais um daqueles termos difíceis de compreender, mesmo que a sua empresa precise deste tipo de tecnologia para ter mais resultados. Esta tecnologia foi criada justamente para facilitar a troca de informações entre diferentes tipos de linguagens, bem como a monetização de acessos.

Em suma, uma empresa antenada com as possibilidades do universo digital não pode deixar de conhecer e usar API. Então, veja a seguir algumas vantagens e pontos de atenção na hora de adotar esta solução em seu projeto!

Afinal, o que é uma API?

A sigla API refere-se ao termo “Application Programming Interface”, ou seja, “Interface de Programação de Aplicações”. Basicamente, servem para integrar sistemas distintos, com várias vantagens, como a segurança dos dados, troca ágil de informações com diferentes linguagens de programação e a monetização de acessos.

Assim, quando você utiliza uma API, conecta diferentes aplicações, independentemente do tipo de negócio que possui. Empresas de todos os segmentos do mercado podem fazer uso desta solução.

Em suma, a API foi uma evolução no meio digital, pois integra diversos sistemas e ferramentas. Para se ter uma ideia, os aplicativos e softwares são majoritariamente construídos a partir de padrões e especificações oriundos das APIs.

Se você usa em sua rotina sistemas com linguagens diferentes, como ReactJS, PHP, Laravel, ou até mesmo HTML5, a API possibilita integrá-las de forma assertiva e segura. Não é preciso instalar diversas ferramentas para tornar compatíveis as diferentes soluções que utiliza em sua rotina, o que geraria um grande trabalho e altos custos.

Desta forma, com o uso das APIs, é possível associar softwares e aplicativos com tecnologias distintas, sendo possível ainda utilizar ferramentas em comum entre diferentes aplicações, como é o caso, por exemplo, do banco de dados.

Vantagens da API

Segurança

Não são poucas as vantagens ao adotar uma API em sua rotina. Primeiramente, é preciso saber que a segurança é um dos benefícios principais na adoção desta tecnologia. A API funciona como uma espécie de portão, que permite a entrada e saída de informações determinadas pelo proprietário.

API

Por exemplo, você tem um e-commerce e no cadastro do cliente há informações pessoais, número de cartão de crédito, compras efetivadas por período, número de visitas, etc. Mas deseja que seus funcionários tenham acesso a apenas informações sobre as entregas efetivadas ou clientes em débitos. Isso é possível com o uso das APIs.

Monetização

Outra vantagem tem a ver com a monetização por acesso. Você pode oferecer produtos e serviços gratuitos e também pagos, por exemplo. Isso porque a API permite restrição de acesso. Assim, ao contratar um serviço, como é o caso dos serviços de streaming (Amazon Prime Video, Netflix, Disney +, etc.), a cobrança é feita por acesso às informações.

Deste modo, é o que acontece também com lançamentos digitais e acesso a produtos, como mentorias e cursos, em que o usuário paga para ter acesso a um conteúdo exclusivo.

Redução de fluxo de dados

Uma vantagem das APIs também é a redução no volume de dados. A API permite fazer integrações bem específicas, dando acesso a determinados tipos de informação e restringindo outros. Ou seja, isso permite otimizar a plataforma utilizada por sua empresa.

Controle de Dados

Além disso, ao utilizar a API, é possível auditar acessos, ou seja, dá ao proprietário ou ao profissional de TI uma perspectiva sobre o fluxo de dados que passa através da aplicação, o que é muito importante, por exemplo, em e-commerces.

API na sua rotina

Na verdade, por mais que pareça difícil compreender o uso das APIs, saiba que você faz uso desta tecnologia no seu dia a dia. Seja ao utilizar as redes sociais – como é o caso do Facebook, cujo acesso pode ser utilizado como login em diferentes plataformas – e o Uber – que ao se cadastrar, você pode utilizar o telefone para o registro, por exemplo.

Além disso, o mesmo ocorre quando você informa a sua localização em aplicações do Google Maps ou utiliza esta informação em sites que utiliza, como por exemplo ao buscar hotéis ou serviços diversos. No caso do e-commerce, uma vez logado em plataformas que mediam pagamentos, o acesso na hora de efetivar suas compras é mais ágil e seguro.

A tecnologia veio para ficar e contribui para que o seu cotidiano seja mais prático e seguro. Além disso, que tal oferecer mais segurança e dinamismo aos seus clientes e à rotina da sua empresa? Então, fale com um especialista da Azimute Startup e saiba como ter a melhor performance com as soluções de API!

Nós, da Azimute Startup, somos especialistas no uso e integração de APIs. Se você tem o desejo de implantar no seu projeto, fale conosco.

Veja também: Redes sociais – Por que são tão importantes e como criar estratégias?

Então, gostou das dicas sobre API? Deixe um comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais.