Conhecendo o Plano de Marketing

Plano de Marketing

Um plano de marketing, assim como um planejamento financeiro é uma forma para que possamos alcançar um resultado final: reduzir custos desnecessários e equilibrar receitas, colocar uma casa de pé e, no caso do marketing, geralmente criar tráfego e vender mais.

O Plano de Marketing pode parecer complexo de ser construído, mas não apresenta grande dificuldade. São algumas dicas que iremos te dar de como montar o seu plano de marketing de forma simples e rápida:


Planejando tudo

  • Análisando o ambiente

Plano de MarketingEste é o primeiro passo efetivo do seu Plano de Marketing, onde você deverá somar todos os fatores, internos e externos da sua empresa, que possam influenciar positiva ou negativamente a efetividade de seu Plano. Lembrando que deve ser levado em consideração todos os fatores que possam resultar em bom ou mau funcionamento de suas operações.

Analise os materiais que são necessários para a atividade de suas funções e se o seu negócio dispõe de todos eles. Se seus equipamentos são novos, se a tecnologia que você usa é efetiva ou se representam alguma fraqueza para a sua empresa.

As suas pesquisas nesta área podem ser listadas da seguinte forma:

Fatores econômicos: os fatores como inflação, taxa de juros, alta do Dólar e as oscilações da economia influenciam a abertura ou a manutenção do seu negócio? Aqui você deve citar quais são estes fatores e de que maneira afetam a empresa.

Concorrência: analise a concorrência. Descubra seus preços, como funciona seus atendimentos, como divulgam seus produtos, etc. Compare esses dados com a maneira com que sua empresa atua em cada um dos setores analisados e cite como os seus serviços podem se tornar superiores aos deles.

Fatores sócio-culturais: liste como as características populacionais influenciam ou podem influenciar o andamento dos seus negócios. Você pode listar também, se dados como composição familiar, renda, grau de escolaridade, localização, sexo e estado civil da população da comunidade onde a sua empresa está localizada, atingem negativa ou positivamente o seu empreendimento.

Fatores políticos/legais: enumere dados das leis que regem o setor em que sua empresa atua e que provocam algum impacto nos seus negócios.

Fatores tecnológicos: a sua empresa está atualizada com as novas tecnologias? Cite aqui de que maneira a tecnologia é usada positiva ou negativamente por você para o funcionamento ou abertura da sua empresa.

Fatores internos: analise o ambiente interno de sua empresa e veja se ele está em conformidade com os serviços que você deseja prestar. Se não está, como chegar lá?


Publico alvo

Plano de MarketingAqui basicamente você vai fazer pesquisas que ajudem a definir quem é o seu público-alvo. Ou seja, aquela parcela da população que você e seu negócio querem como cliente.

Você pode analisar os seguintes fatores:

Geográficos: como o tamanho potencial do seu mercado ou a necessidade desse produto em algumas áreas. Você atende pessoas só do seu bairro? Da cidade toda? Liste aqui dados sobre esta demanda.

Demográficos: qual a idade dos seus clientes ideais? Aqui vão dados sobre sexo, profissão, renda, nível de escolaridade, etc.

Psicográficos: analise o estilo de vida de seus clientes mais fiéis. Aqueles para quem você mais vende. Quais são suas atitudes? Como encaram a vida? Como se relacionam com as pessoas?

Comportamentais: quais são os hábitos de consumo dos seus clientes? Aqui você deve analisar e listar o que o seu consumidor gosta de comprar, quando gosta de comprar. Também é importante pesquisar se ele se influencia por preços, lançamentos, promoções, qualidade do produto, etc.

Quanto melhor você conhecer o seu cliente mais fácil será para você encontrar produtos que se encaixem em suas preferências, aumentando o seu sucesso em vendas.


  • Definição das estratégias de marketing

Plano de MarketingAqui você listará as estratégias que adotará para alcançar os objetivos que estabeleceu acima. Para ficar mais fácil, estas estratégias devem ser pautadas pelos 4 P’s do Marketing:

  • Produto

É o que a sua empresa oferece, podendo ser também um serviço. O produto que você oferece deve atender a necessidades específicas de seus clientes, além de ter um diferencial perante os produtos dos seus concorrentes.

  • Preço

Preço não é somente quanto você cobra por seus produtos e serviços. É quanto os consumidores estão dispostos a pagar por eles. Materialmente, um bom preço para um produto é aquele que paga pela sua produção e proporcione uma boa margem de lucro para a empresa que o vende. Como você estabelece os preços de seus produtos?

  • Praça

Este item diz respeito à maneira que os seus produtos chegam até o seu cliente. É através de entregas? Venda em ponto físico? Quais os canais que ajudam este produto a chegar até a sua empresa?

Você deve conhecer tudo o que é relevante no processo fornecimento, transporte, recepção e estoque dos seus produtos.

  • Promoção

Como você sabe, o objetivo da promoção é estimular as vendas, tanto de produtos novos, quanto de produtos que você descobriu, através de um controle de estoque eficiente, que estão encalhados nas prateleiras.

Além disso, este item trata, também, das maneiras que você pode escolher para divulgar a sua marca e seus produtos para o maior número de potenciais clientes, dentro do segmento que você definiu como público-alvo.

Eles assistem mais televisão? Leem mais jornais? Gostam de novela? Ouvem rádio?

Analise qual a mídia que vale mais a pena em investimento e retorno para o seu tipo de negócio.

Com algumas dicas, já é possível compreender como funciona um planejamento de marketing, existem diversas outras teorias que podem ajudar o seu negócio mas a Azimute Startup faz o difícil ficar fácil aplicando as principais estratégias para deixar o seu negócio no topo!

Você pode ver mais sobre Marketing através de conteúdos no site:

Marketing Digital e Datascience

Estratégias de Marketing

Como Aumentar Vendas?

Azimute é inovação, criação e solução para a sua empresa!