O mundo cada vez mais conectado

Segurança e Privacidade nos Meios Digitais

Os dispositivos que usamos estão sempre conectados à internet e utilizam nossas informações para enviar e receber mensagens, ofertas, notícias, baixar conteúdos e comprar serviços. É algo tão comum que nem paramos para pensar na quantidade de dados pessoais que disponibilizamos diariamente, ao entrar em um site por exemplo já aparecemos no Google Analytics fornecendo localização, página acessada, a forma como você chegou até o site e várias outras informações usadas para o marketing mas  que podem ser usadas para fins perigosos.

Segurança e Privacidade nos Meios DigitaisAssim como nossos dispositivos, nós também compartilhamos voluntariamente informações pessoais através de e-mails, redes sociais, mensagens, compras online e cadastro em formulários. E, com a transformação digital cada vez mais presente nos processos das empresas, também passamos a receber e transmitir informações corporativas em diferentes dispositivos e formatos.

Ainda que existam leis de proteção aos dados dos usuários na internet que impedem o uso de informações e coleta sem autorização, é preciso estar prevenido apesar de ser bem difícil afinal praticamente todos os aplicativos ou sites possuem ferramentas para saber mais sobre seu usuário.O cenário é de risco, pois os cibercriminosos tentarão se aproveitar de todas as vulnerabilidades dos dispositivos e aparelhos, bem como das fraquezas que encontrarem na segurança digital da informação. 

É certo que ocorrerão ataques contra infraestruturas críticas, redução significativa da privacidade dos consumidores, hack ativismo crescente, erros de fabricantes ao dotar seus produtos com IPs, bem como os pontos de agregação no qual os dados são coletados, transformados em alvo preferencial de investidas criminosas. Surge a necessidade de refletir e planejar a integração das conexões, o armazenamento das informações e as respostas a serem dadas às iminentes ameaças virtuais.


O Desafio da Segurança e Privacidade nos Meios Digitais

Segurança e Privacidade nos Meios Digitais

A educação para o uso seguro da internet é um outro fator que se torna cada vez mais necessário conforme a tecnologia avança e o número de usuários cresce. Num país em que há milhões de smartphones em uso e milhões de usuários na internet, toda e qualquer medida de segurança digital que se possa adotar é importante. Posturas como ler atentamente as políticas de privacidade, termos de uso das plataformas e aplicativos antes de aceitar e iniciar a utilização são fundamentais para que sua privacidade seja mantida.

Os usuários também devem fortalecer suas senhas de acesso, evitando informações públicas de fácil conhecimento como datas de nascimento, nome de familiares ou de animais de estimação. Também precisam refrear sua exposição excessiva nas redes sociais, pois todos os dados poderão ser utilizados para fins criminosos.

É correto dizer que novos desafios aparecerão de acordo com a implementação e utilização de novas tecnologias. O Plano Nacional da Internet das Coisas precisa definir regras de orientação sobre os procedimentos eficazes de segurança digital e preservação eficiente dos dados dos usuários das plataformas.

Há uma matéria Clicando Aqui que mostra o quanto cibercriminosos já movimentaram em dinheiro em 2019 e outros dados importantes sobre o tema.

Gosta de tecnologia? Acompanhe a gente pelas nossas redes sociais e fique por dentro das novidades e talvez você goste da nossa matéria anterior que fala sobre React Native Clicando Aqui

Azimute é inovação, criação e solução para a sua empresa!