React Native no Mundo MobileReact Native é um Framework para a criação de aplicações mobile nativas, no qual a principal linguagem de desenvolvimento é o JavaScript.

O nome React Native traz a ideia de que o código escrito no framework é convertido para a linguagem nativa do dispositivo, no caso do Android para a linguagem Java, por exemplo. O que ocorre na verdade, na maior parte das plataformas, é um processo em que o JavaScript é executado em uma máquina virtual capaz de fazer e receber chamadas do hardware e dos módulos nativos do dispositivo.

Um conceito que move o React Native é “learn once, write anywhere” porque quando um programador aprende a trabalhar com a versão web do framework (React), por exemplo, ele está apto a trabalhar com qualquer outra versão. Afinal de contas, os conceitos são sempre os mesmos, pois o que muda é o contexto em que se está trabalhando. No React Native, por exemplo, usamos uma View ou Text, enquanto no React (web) usaria uma div ou p.


Estilo e praticidade

React Native no Mundo MobileNa maioria dos frameworks, costumamos utilizar arquivos de estilos separadamente, e podem ser escritos em CSS, SASS ou LESS, porém o React Native traz uma abordagem muito diferente, com estilos in line e utilizando Javascript. Isso pode parecer estranho  no começo, porém existem várias abordagens que fazem com que você não precise estilizar item por item, por exemplo criar um objeto de estilo que você pode reutilizar em diversos elementos.


Atualização React Native 0.60

React Native no Mundo MobileRecentemente o React Native teve uma atualização 0.60 e de acordo com seus criadores: ” Depois de meses de trabalho árduo de centenas de colaboradores, a equipe React Native Core tem o orgulho de anunciar o lançamento da versão 0.60. Esta versão lida com migrações significativas para as plataformas Android e iOS, e muitos problemas também foram resolvidos. ”

Dando um pequeno resumo houveram muitas melhorias nas APIs de acessibilidade, além de melhorias em funçoes, açoes e muito mais, contando também com um novo menu inicial onde o ‘Hello World” ganhou uma nova cara.

React Native no Mundo MobileNão podemos esquecer que agora o React Native possui suporte ao Android X e que de acordo com seus desenvolvedores: ” é um importante passo em frente no ecossistema Android, e os artefatos da biblioteca de suporte antigos estão sendo reprovados. Para 0,60, o React Native foi migrado para o AndroidX. Essa é uma alteração urgente e seu código nativo e dependências também precisam ser migrados .”

Houveram outras grandes mudanças anunciadas no blog oficial do react native e se você quer ver mais sobre as atualizações dessa grande linguagem pode conferir Clicando aqui.


A importância do React Native no mundo Mobile

Atualmente o React Native é usado por grandes empresas como o Facebook,Instagram, Microsoft, Uber, Walmart e Airbnb. Isso mostra a confiabilidade da plataforma, impulsionando cada vez mais a sua popularidade e utilização.

Veja também nossas matérias anteriores Clicando aqui e nos siga em nossas redes sociais para mais novidades!

Azimute é inovação, criação e solução para a sua empresa!